×
CASACOR SP 2023

CABANA RI.TO

Em parceria criativa, o arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Tota Penteado se unem para realizar a Cabana RI.TO, projeto de tiny house em exibição na 36ª edição da CASACOR São Paulo 2023. Sob o tema da mostra “Corpo & Morada”, a Cabana RI.TO é um trabalho colaborativo realizado pelos renomados profissionais Ricardo Caminada e Tota Penteado. Concebido a quatro mãos, o projeto de tiny house reúne as diferentes habilidades e competências, em uma valiosa combinação de ideias e perspectivas. O resultado é uma solução criativa e inovadora que valoriza a pluralidade de pensamentos e enriquece a exposição com sua presença marcante.

NEWS

RICARDO CAMINADA E TOTA PENTEADO.

RI.TO traz o conceito da morada CASACOR SP, idealizada para descansar, renovar as energias e as conexões afetivas, por meio da percepção corporal, da mente, da casa e do entorno. A etimologia do nome dado à cabana tem origem nas primeiras sílabas dos nomes dos criadores, Ricardo e Tota, igualmente uma alusão aos rituais sugeridos para a prática da limpeza mental, do despertar da consciência e da contemplação.

Contemporânea, a cabana contempla equipamentos tecnológicos e metais nobres, ao mesmo tempo em que celebra o design autoral e a qualidade artesanal em todo o processo produtivo, desde sua concepção até o refinado acabamento. Com farta iluminação natural, ou difusa, e ventilação controlada, a cabana oferece ambientes intimistas, com um living-dormitório, uma cozinha gourmet na varanda e um banheiro. Em tons minerais, terrosos e naturais, as fibras e as texturas são usadas em profusão, do tapete produzido com garrafa pet reciclada, às peles certificadas, os tecidos em puro linho, bem como as cerâmicas e os objetos com as marcas do tempo, em um elegante e atemporal mix de estilos urbano e campestre.

Assinado pela arquiteta e designer Roberta Banqueri, destaque para o lançamento do receptivo e versátil Sofá Boto, que pode ser usado como cama, com formas arredondadas e uma estrutura corpórea robusta, em referência à natureza dócil do mamífero.

Cuidadosamente, foram escolhidas matérias-primas naturais e orgânicas para serem integradas ao ambiente, a começar pelos materiais de construção ecológicos, o vidro 100% reciclável, as madeiras de reuso e as estruturas metálicas em alumínio e aço corten, além das rochas, como o granito Via Láctea, e os econômicos revestimentos em granilite, de grande durabilidade e fácil manutenção.


30/05/2023
Acessoria: CASACOR SP 
FOTO: Desconhecido
ARQUITETO: Ricardo Caminada e Tota Penteado
PIÙ MOBILE NEWS